São Pastel
Lorsa
Gilberto Empreendimentos
Arpoli
Alecrim
Maré

Avaré, cidade que convive com contradições

Avaré, cidade que convive com contradições Fonte da Foto: Divulgação

De uma hora para outra é anunciada pela Secretaria de Saúde de Avaré que o Postão da Rua Acre vai passar por reformas (como já está passando), com investimento de um milhão e oitocentos mil reais. A ordem publicada pela Prefeitura é de última hora e pega os pacientes com datas agendadas a partir da terça-feira seguinte de surpresa. De repente, a ordem foi revogada pelo prefeito e uma segunda informação dava conta que não estava mais suspenso o atendimento e que os atendimentos continuariam. O prédio iria ser reformado por partes, para que pudesse dar continuidade ao atendimento dos pacientes. Até aqui já vimos uma contradição, o aviso de última hora, sendo retirado da pauta, contradizendo o que teria dito o secretário de Saúde Roslindo Machado.

Um aviso dessa natureza precisaria ser dado com mais de 30 dias de antecedência, o que não ocorreu, por falta de um suposto diálogo entre prefeito e secretário.

Mas o que vem trazendo um debate por conta da própria sociedade é que enquanto a Prefeitura, através do Governo do Estado reforma o Postão, existe outro assunto no mesmo diapasão, a falta de médicos, problema que já foi levantado pelo jornal A Voz do Vale que mostra em detalhes os custos de empresas médicas para atender em Avaré.

Por outro lado, os críticos que mais entendem de saúde já estão abrindo uma mesa de apostas que, demorando ou não a reforma do Postão, a Prefeitura não vai conseguir resolver essa questão dos médicos, sugerindo a comparação de que poderemos ter um posto de saúde de primeiro mundo, com suposto atendimento de terceiro mundo, porque não será fácil resolver a questão de médicos em Avaré e isso todo mundo sempre soube.

Além disso, o fato da Secretaria da Saúde afirmar, recentemente, que havia conseguido prorrogar para o ano que vem a finalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); de repente, é noticiado pelo Semanário Oficial desta semana que as obras da UPA serão retomadas nos próximos dias, o que confunde o avareense.

Veja Também