Avaré recebe etapa da Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo

Avaré recebe etapa da Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo Fonte da Foto: Fagner Almeida / ABCCC

Na próxima sexta-feira, dia 21, até o sábado, 22, a cidade de Avaré será transformada em pista de seleção das características mais admiradas no Cavalo Crioulo. Os oito melhores exemplares, quatro machos e quatro fêmeas, serão conhecidos na Exposição Passaporte e irão disputar a Nacional da Morfologia, na Expointer 2019, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores dos Cavalos Crioulos (ABCCC).

O presidente do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, Carlos Sampaio Moreira Piegas, espera uma pista de alto nível no Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel, local de realização da prova em Avaré. “Felipe Malfato é um jurado de nome na raça”, explicou, justificando que o profissional é um dos atrativos desta edição da competição.

De acordo com Piegas, outro ponto positivo é a quantidade significativa de inscritos de Santa Catarina e Paraná que ampliam, cada vez mais, a participação no Passaporte de Avaré. Quando a expansão do cavalo crioulo na região, o presidente do Núcleo Sem Fronteiras conta que esse ano já foram realizados leilões presenciais nas cidades de Itú e Bauru e que as modalidades esportivas avançam na preferência entre os paulistas. “Na região sul do Estado o crioulaço é muito forte. Depois que o Núcleo começou a fomentá-lo muitos criadores da raça começaram a dar atenção ao registro de animais”, contou, complementando que está satisfeito com o crescimento da raça.

O técnico responsável pela Exposição Passaporte de Avaré será Frederico Vieira Araújo. O Banrisul é o patrocinador oficial do ciclo de Exposições Passaporte 2019.

Confira a programação

21 de junho de 2019 (Sexta-feira); 8h30min - Concentração de Machos;14h - Morfologia Passaporte-

No dia 22 de junho sábado  8h30min - Morfologia Passaporte. (Texto: Larissa Mamouna/AgroEffective)

Veja Também