Arpoli
Gilberto Empreendimentos
Lorsa
São Pastel
Alecrim
Maré

Eduvale de Avaré promove 10ª Semana de Enfermagem

Eduvale de Avaré promove 10ª Semana de Enfermagem Fonte da Foto: Assessoria

De 09 a 11 de maio, a Faculdade Eduvale de Avaré promoveu a 10ª Semana da Enfermagem. Realizado anualmente em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro celebrado em 12 de maio, o evento aconteceu no campus da Instituição com foco na conscientização dos futuros enfermeiros quanto à importância do compromisso com a profissão já que ela é o elo entre o médico e o paciente em termos de segurança e atendimento.

A abertura contou com um minicurso sobre a responsabilidade dos enfermeiros na montagem e checagem do carrinho de emergência ministrado por Helena Maria Abrantes que é responsável técnica do Pronto Socorro de Piraju/SP e uma audiência simulada do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) conduzida pelos professores Márcia Faraldo e Tiony Barros.

Ainda na primeira noite, os estudantes também puderam participar de oficinas sobre a atuação do enfermeiro na cirurgia bariátrica ministrada pela enfermeira Renata Macer do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu (HC/FMB) e sobre boas práticas na assistência à mulher durante o trabalho de parto aplicado pela professora Gislayne Aguillar.

No segundo dia, a coordenadora da Atenção Básica de Avaré Juliana Cristina Moreira falou sobre atualizações e práticas profissionais em relação aos cuidados de crianças e adolescentes.

O coordenador de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Avaré (SCMA) Giandro Galvão realizou um minicurso sobre segurança do paciente com ênfase em reanimação cardiopulmonar (RCP) enquanto Rosimeire Batista explicou sobre princípios básicos de instrumentação cirúrgica.

A décima edição da Semana de Enfermagem Eduvale contemplou também uma campanha de doação de sangue promovida em parceria com o Grupo Doe Órgãos Salve Vidas e com o HC/FMB da UNESP/Botucatu. Noventa bolsas foram recebidas na ação. Os alunos do 9° período auxiliaram na coleta, na aferição de pressão arterial e no processo de cadastro dos doadores. Professores e alunos do curso de Nutrição também participaram da campanha ao elaborar e distribuir lanches naturais.

Encerrando o evento, os egressos Michele Almeida, Leiliane Garcia, Viviane da Silva, Lucimara Trevisan e Nelson Montilha participaram do “Nurse Shank”, uma espécie de mesa redonda mediada por Marcelo Ribeiro, também ex-aluno, onde os convidados compartilharam suas trajetórias e os desafios da profissão com os graduandos.

Veja Também