Escola estaduais executam projetos do Orçamento Participativo Jovem

Escola estaduais executam projetos do Orçamento Participativo Jovem Fonte da Foto: internet

Nesta quarta-feira, dia 07, representantes da Secretaria Estadual de Educação estarão nas escolas estaduais acompanhando a realização das ações do Projeto Orçamento Participativo Jovem (OPJ). Na ocasião, a equipe também conversará com os alunos sobre a importância do projeto e como os alunos colocaram em prática o protagonismo juvenil, a partir das decisões priorizadas nos projetos do OPJ.

Essa é a primeira vez que os grêmios recebem uma verba exclusiva de R$ 5mil que poderá ser aplicada nas escolas. Em outubro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo repassou aos estudantes R$ 25 milhões. Até o fim do ano, eles terão que tirar do papel projetos.

As visitas acontecem nas escolas estaduais Matilde Vieira, em Avaré.

Na EE Matilde Vieira, os alunos escolheram aplicar a verba do OPJ na realização do Sarau Cultural, que acontecerá em dezembro, e na realização do interclasse da escola.

O Programa Participativo Jovem (OP) faz parte das novas iniciativas implantadas na rede estadual no segundo semestre com foco na gestão democrática. O objetivo é que, assim como professores e diretores, os estudantes possam assumir responsabilidades dentro do ambiente escolar e beneficiar a própria comunidade.

Ao todo 4.963 unidades de ensino foram contempladas com o investimento.

Veja Também