Escolas estão sendo recuperadas por presos, através do projeto Escola + Bonita

Escolas estão sendo recuperadas por presos, através do projeto Escola + Bonita Fonte da Foto: divulgação

Em todo o estado, 103 escolas estão sendo pintadas por 3.025 presos durante as férias de julho. O projeto “Escola + Bonita” irá beneficiar 67 municípios paulistas. Na região de Avaré, três unidades de ensino já estão ganhando “cara nova” pelas mãos de 100 reeducandos.  

O programa é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais da Administração Penitenciária (SAP), Educação e de Desenvolvimento Econômico, sob gestão na SAP da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. A ação prevê a reforma de 2,1 mil escolas públicas até o ano que vem.

Nas férias escolares, a pintura ocorre de segunda a sexta, diferente do período escolar em que o curso prático é realizado aos finais de semana. Os presos são capacitados como pintores profissionais por meio do Programa Via Rápida Expresso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a pintura das unidades de ensino entra como parte prática do treinamento.

Ao participar do curso, os reeducandos são beneficiados com remição de pena – a cada 12 horas de estudo, um dia é abatido da condenação.  

Em Avaré, 25 reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Avaré atuam na Escola Estadual Paulo Araújo Novaes, localizada no bairro Água Branca.  

Ao todo, 50 presos da Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras revitalizam a Escola Estadual Professor José Leite Pinheiro, em Cerqueira César. Mais 25 internos da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí trabalham na manutenção da Escola Estadual Sandra Aparecida de Araújo, situada na Vila Jardim Brasil.

Confira lista completa na tabela abaixo:

Município

Unidade prisional

Qtdd Reeducandos

Escola

Avaré

Centro de Ressocialização (CR) Dr. Mauro de Macedo de Avaré

25

Escola Estadual Paulo Araújo Novaes

Itaí

Penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva de Itaí


25

Escola Estadual Sandra Aparecida de Araújo  

Cerqueira César  

Penitenciária Orlando Brando Filinto de Iaras


50

Escola Estadual Professor José Leite Pinheiro  

Texto de Marcus Liborio

Veja Também