HC de Botucatu pede doação de sangue para atendimentos durante inverno

HC de Botucatu pede doação de sangue para atendimentos durante inverno Fonte da Foto: ilustrativa

O Hospital das Clínicas de Botucatu precisa da doação de sangue para manter o estoque necessário para os atendimentos aos pacientes durante o inverno.

Segundo o hospital, o estoque do banco de sangue cai em até 30% durante o frio. Para manter o atendimento das 32 cidades são necessárias pelo menos 60 bolsas de sangue por dia.

Ainda de acordo com o HC, uma única doação pode salvar até quatro pessoas, por isso os hemocentros realizam campanhas constantemente para aumentar o número de doadores e garantir o estoque de diferentes tipos de sangue.

Como doar

Os interessados devem estar em boas condições de saúde e descanso e ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos).

Além disso, os doadores precisam pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado, apresentar documento oficial de identidade com foto, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não estar utilizando medicamentos, não estar resfriado ou com gripe, não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses e não estar grávida ou amamentando.

Outras determinações médicas não permitem a doação como a doença de hagas, sífilis, malária ou aids.

O Hemocentro de Botucatu fica na Faculdade de Medicina Campus de Botucatu (Unesp), no Distrito de Rubião Junior. Informações pelo telefone: (14) 3811-6234, ramal 240.

Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 7h às 12h.

Veja Também