Santa Casa de Avaré realiza primeiro reimplante de mão da região

Santa Casa de Avaré realiza primeiro reimplante de mão da região Fonte da Foto: Jornal Sudoeste

No mês de março deste ano, a equipe de Ortopedia da Santa Casa de Avaré realizou procedimento de reimplante de mão, o primeiro deste tipo já realizado na região. Trata-se de um procedimento de altíssima complexidade, realizado apenas em grandes centros como São Paulo e Campinas. A informação é do jornal Sudoeste.

Participaram do reimplante os doutores: Elton João Nunes (cirurgião de mão), Frederico Lutti Zink (cirurgião de mão), Osvaldo Martins (ortopedista e traumatologista), Luciano Salgado (cirurgião vascular) e Renata Martorelli (anestesista). Todos são de Avaré.

O paciente, que não teve o nome divulgado, teve sua mão amputada após acidente com serra circular na cidade de Cerqueira César e foi trazido para Avaré.

O procedimento se iniciou às 19 horas do dia 16 de março e durou cerca de cinco horas.

Na ocasião, foi realizado encurtamento ósseo para estabilização do punho, reconstrução de artérias, nervos e veias, tendo sido utilizado um microscópio adquirido recentemente pela Santa Casa que aumenta aproximadamente 20 vezes o tamanho do campo cirúrgico.

Foram 25 dias de internação aos cuidados da equipe de Ortopedia, foram necessários mais dois procedimentos cirúrgicos para tratar uma complicação esperada (Síndrome Compartimental), para reconstrução dos tendões extensores e flexores do punho e dos dedos e para enxerto de pele (retirado da coxa).

Após a alta, o paciente já esboçava movimento dos dedos e retorno gradual da sensibilidade.

Veja Também