Secretaria promove debate sobre diretrizes da BNCC

Secretaria promove debate sobre diretrizes da BNCC Fonte da Foto: ilustratiiva

A Secretaria Municipal da Educação, com sua Equipe Técnica Pedagógica, proporcionou aos profissionais da Educação uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os debates foram realizados durante três semanas no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC).

A BNCC é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Nos encontros foram apresentadas as dez Competências Gerais que norteiam características cognitivas, sociais e pessoais a serem aplicadas em sala de aula

Segundo informações dos dirigentes do setor, a Base Nacional serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes de ensino e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas se relacionam.

“Diante dessas discussões fica o desafio da Rede Municipal de Ensino elaborar o currículo a partir das diretrizes, formar professores e gestores escolares para trabalhar o conteúdo em sala de aula (planejamentos e avaliações internas), adequar materiais didáticos e repensar as avaliações municipais”, afirma a secretária municipal da Educação, Josiane Lopes.

Veja Também