Cel João Cruz comemora 86 anos de fundação

Cel João Cruz comemora 86 anos de fundação Fonte da Foto: Facebook

A Escola Estadual Coronel João Cruz, uma das mais tradicionais de Avaré, celebrou ontem, dia 22, 86 anos de fundação.

Para lembrar a data, a direção da escola pediu que alunos e ex-alunos publicassem uma foto e/ou texto com suas lembranças em homenagem ao aniversário da escola, com # fizpartedahistoriadocoronel.

Criada em 21 de setembro de 1934, teve seu primeiro prédio situado na Rua Rio de Janeiro (onde hoje se localiza a Loja Maçônica).

João Cruz, nascido em Porto Feliz em 30 de Abril de 1872, veio para Vila com apenas três anos, onde passou a sua infância e juventude. Em 25 de Julho de 1891, casou-se com Izabel Basto.  Em 1904 inaugurou a Santa Casa de Misericórdia de Avaré. Em 1912 fundou o prédio da casa Pia de São Vicente de Paula que passou a funcionar como hospital e, mais tarde, Asilo. Em 1927 fez parte da comissão para angariar fundos que serviriam para a realização de serviço de água e esgoto da cidade. Uma das maiores realizações do Coronel João Cruz, em Avaré, foi seu empenho para que fosse criado o ginásio estadual, dispondo, para isto, todo seu prestígio político. Tornando-se, assim, o pioneiro da instalação da educação secundaria em Avaré. Veio a falecer em 30 de Julho de 1939.  Em 1951 o ginásio fundado com sua ajuda passou a ser denominado Colégio Estadual e Escola Normal "Coronel João Cruz".

 A E.E. "Coronel João Cruz" é uma instituição de ensino público que procura cumprir  os objetivos da educação Básica Ensino Fundamental - Ciclo II (5ª/6º ano à 8ª/9º ano) e Ensino Médio, EJA e Centro de Línguas, proporcionando a criança, jovem e ao adulto de nossa comunidade, a possibilidade de desenvolver, através do ensino, pesquisa, cultura , arte e saber, suas potencialidades em habilidades e competências, valorizadas e contextualizadas pelo educando e na sociedade, para sua vivencia emocional, social, profissional e exercício pleno de sua cidadania.

Veja Também