Fake news: pesquisa de eleições do Ibope em Vinhedo é falsa

Fake news: pesquisa de eleições do Ibope em Vinhedo é falsa Fonte da Foto: Jornal de Campinas

Pesquisa falsa de disputa eleitoral foi divulgada em redes sociais; EPTV contratou serviço apenas para Campinas e Ribeirão Preto. A matéria foi divulgada pelo Jornal A Cidade de Campinas na edição do dia 23 de outubro último.

Uma falsa pesquisa do Ibope sobre a disputa eleitoral de Vinhedo está sendo divulgada em perfis da cidade desde quinta-feira 23 de outubro, informando a fonte como a EPTV. No entanto, a informação é falsa, pois a empresa de comunicação somente contratou pesquisa eleitoral do Ibope para as cidades de Campinas e Ribeirão Preto.

A pesquisa está sendo divulgada, inclusive, da mesma forma gráfica e a logomarca das eleições desenvolvidas pela EPTV. A coligação "Eu amo Vinhedo", que inclui o PTB, MDB e PP, entrou com uma representação na Justiça Eleitoral contestando a divulgação da pesquisa por não estar registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ser fraudulenta.

A representação cita onze pessoas que teriam divulgado a pesquisa, entre elas o coordenador da coligação "Unidos Podemos Mais", Nicholas de Jesus, e três candidatos a vereador: Valdecir Souza dos Santos, do Republicanos, Geraldo Cangussu, do Podemos e Sandro Saltori, do PSDB.

O advogado Gleison Lopes, que representa a coligação, disse que ainda não foi notificado e quando isso acontecer vai tomar as medidas necessárias.

Em Campinas, a pesquisa eleitoral foi divulgada no dia 5 de outubro. Ela indicou que Rafa Zimbaldi liderava com 23% e Dr. Hélio estava em 2º lugar. Ainda de acordo com a pesquisa, 10% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não quiserem opinar.

 

Veja Também