Vereadores perderam espaço para debate na Câmara

Vereadores perderam espaço para debate na Câmara Fonte da Foto: Divulgação

O programa na Jovem Pan foi muito didático ao esclarecer certas situações envolvendo as mudanças no Regimento Interno, mostrando de forma clara que os vereadores estão perdendo espaço para debater suas propostas. Isso ocorre porque uma das alterações agora impede o vereador de debater seus requerimentos, mostrando que agora está em vigor uma “amordaça política”, justamente onde deveriam ocorrer os debates.

Durante o programa também se abordou a questão da reeleição do presidente, o que segundo Antonio Cicirelli é algo que não é bom para a democracia, pois é preciso uma renovação.

Outro comentário se refereiu ao projeto que permite à Comissão de Justiça e Redação não submeter a plenário projetos que tenham parecer contrário, o que é mais uma decisão imposta e que prejudica e até impede a tramitação de proposituras.

Antonio Cicirelli também falou sobre a possibilidade de pedido de vistas em projetos de urgência enviados pelo Executivo (o que ele considera pertinente) e a retirada da autonomia do presidente de encaminhar denúncias à Comissão de Ética, considerada uma medida positiva, pelo ex-presidente.

Ele é contra a retirada do desconto das faltas dos vereadores nas sessões e reforçou sua bandeira de que vereador não deveria ter salário, dizendo que se os parlamentares não tivessem pagamento no final do mês, não haveria o que ser descontado. E apontou que muitas decisões equivocadas estão sendo adotadas justamente por causa do afastamento do público, lembrando que, no final, toda responsabilidade é do presidente

Veja Também