Vizinha de Avaré, Lençóis vai receber uma das maiores indústrias do mundo

Vizinha de Avaré, Lençóis vai receber uma das maiores indústrias do mundo Fonte da Foto: assessoria

Conforme disse o internauta Fausto Antunes Melo sobre o crescimento de Lençóis Paulista, o Jornal do Ogunhê foi pesquisar e descobriu que a cidade vai receber uma grande fábrica da Bracell. De acordo com o Valor Econômico, o projeto de engenharia da nova fábrica inclui a instalação da maior caldeira de recuperação do mundo, um dos equipamentos centrais na fabricação de celulose. Dessa forma, a unidade poderá produzir até 2,8 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano ou 1,9 milhão de toneladas anuais de celulose solúvel.

A Bracell, que pertence ao grupo Royal Golden Eagle (RGE), de Cingapura, informou, publicamente, que o Projeto “Star” elevará a capacidade de produção total da fábrica comprada da Lwarcel para 1,5 milhão de toneladas anuais de celulose, o que equivale a pouco mais da metade do volume que poderá realmente alcançar, com a adição de uma nova linha de 1,25 milhão de toneladas por ano. A empresa anunciou um investimento estimado em R$ 8 bilhões para o projeto original.

No total, o projeto abriu 4.800 oportunidades de empregos. Em 2019, reportagens apontaram que a empresa encontrou dificuldade para preencher essas vagas por falta de mão-de-obra especializada. Na época, visando atender esse público, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado realizou cursos de qualificação na cidade para suprir essa alta demanda.

Em Avaré, a única empresa que a Prefeitura trouxe para a cidade foi a Ki-Kakau, para a qual foi oferecido um barracão pela Prefeitura. A expectativa era de “centenas de empregos”, mas depois falou-se em apenas 40 empregos. Não se sabe se realmente foram cumpridas essas 40 vagas, mas é contrastante com os quase 5 mil empregos gerados por uma única fábrica em Lençóis Paulista.

Veja Também